Projeto de Sprinklers

Projeto de Sprinklers

Na elaboração de projetos de Engenharia contra Incêndio de sistemas de Sprinklers a ESTI Engenharia, projeta e instala os Sistemas de Sprinklers que podem ser do tipo tubulação seca e sistema automáticos.
A Engenharia contra Incêndio aplicada nos dimensionamento dos sistemas de sprinklers prevê o dimensionamento das bombas, diâmetros de tubulações e reserva de incêndio   através de cálculos hidráulicos e instalados para cada tipo de risco a ser protegido controlados por uma válvula de governo interligado a uma casa de bombas.
O tipo do Sprinklers são projetados levando em consideração alguns fatores como tipo do material estocado, pé direito da edificação entre outros. Entre os tipos de sprinklers existentes destacamos os do tipo pendente, upright e sidewall e possuem elementos termo-sensível tipo ampola com faixa de atuação entre 30 à 340º C
O objetivo do Sprinklers é a extinção do incêndio de forma automática e pontual na área que apresentar o foco de incêndio pela descarga de água sobre o material em combustão utilizando assim somente a água necessária para esta extinção.
A instalação de um projeto de sistema de sprinklers pode ser obrigatória ou não, dependendo do tamanho do edifício. Mesmo assim, as companhias de seguros recomendam a instalação do equipamento para evitar danos em caso de incêndios e diminuir o valor das apólices.
Um projeto de sistema de sprinklers deve ser elaborado de acordo com as características e dimensões do local onde estará instalado.
Uma das vantagens do projeto de sistema de sprinklers é que causa menos danos ao local do incêndio do que um jato de água de uma mangueira de bombeiros, que fornece cerca de 900 litros de água por minuto. É também um sistema muito econômico de combate a incêndio.
O sprinkler tem um bulbo de vidro sensível ao calor que contém um líquido que se expande ao calor (a determinada temperatura), rompendo o bulbo de vidro e permitindo que a água escorra, atuando no combate ao incêndio.

Site Seguro