Engenheiro de Segurança Contra Incêndio e Pânico

Engenheiro de Segurança Contra Incêndio e Pânico

A grande incidência de incêndios ocorridos ao redor do mundo, exigem dos profissionais de engenharia medidas construtivas corretivas a fim de preservar vidas, patrimônio e o meio ambiente.
Profissionais capacitados a identificar riscos de incêndios e explosões previnem direta ou indiretamente as tragédias que por hora ocorrem, culminando em perdas materiais, ceifando vidas e inabilitando pessoas voltarem ao mercado de trabalho.
Nesta conversa trataremos de MEDIDAS DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS PASSIVAS, você saberia identificar quais são esses sistemas?
Pois bem, as medidas de segurança passivas ou PPCI Proteção Passiva Contra Incêndio, que em sua principal função não é extinguir o incêndio, mas tornar rotas de fugas seguras e/ou evitar que este foco se propague, para assim, permitir que os responsáveis pela segurança cumpram seu dever de resgatar pessoas e conter os focos.
Estes sistemas de proteção são dimensionados a fim de compartimentar o foco e proteger as estruturas de uma edificação, este tipo de proteção não precisa de uma ação direta do agente, o simples fato de “existir” já faz com que em caso de sinistro aumente o tempo de saída dos ocupantes por exemplo, vamos falar de algumas.

COMPARTIMENTAÇÃO VERTICAL E HORIZONTAL
A compartimentação vertical, faz com que o incêndio não se propague horizontalmente “caminhe”. Imagine você que estamos dentro de um galpão, e lá no fundo inicia um foco de incêndio, o que gostaria que estivesse na sua frente para que evitasse sentir o calor, ver o foco de incêndio ou respirar a fumaça?
Se respondeu PAREDE DE ALVENARIA, acabou de falar de um sistema de proteção passivo PPCI vertical ou seja, evita que ele se propague em um curto espaço de tempo propiciando uma saída segura do ambiente, mas poderia ter dito também comporta ou até outro tipo de material de composição da parede, como drywall  ou vidro para exemplificar.
As medidas de proteção horizontais evitam que ele se propague verticalmente “suba”, tais como lajes, sacadas, marquises ou qualquer outra que evite sua propagação para cima é um  sistema de proteção passivo PPCI horizontal.
O assunto não se limita apenas nesse tipo de proteção passiva, pois como verão a seguir citarei alguns outros meios de proteção que poderemos utilizar.
Afastamento entre edificações
Segurança estrutural das edificações
Controle da fumaça de incêndio
Controle dos materiais de revestimento e acabamento
Controle das possíveis fontes de incêndio
Saídas de emergência bem sinalizadas
Sistema de proteção contra descargas atmosféricas Brigada de incêndio
Acesso das viaturas do corpo de bombeiros junto à edificação
Caso haja interesse podemos tratar de algum outro especificamente…
Para que não tenham duvidas quanto a compartimentação ser vertical ou horizontal, pensem no tipo do bloqueio que estão criando, pois é isso que vai definir a medida do bloqueio.

Site Seguro